terça-feira, 18 de setembro de 2007

A clorofila é mais de um pigmento?

Sim. =)
Há mais de uma molécula de clorofila, e hoje eu peguei um texto na http://pt.wikipedia.org/wiki/Clorofila falando um pouquinho sobre as diferentes estruturas dessas moléculas.
Seguinte: tem um monte de nomes estranhos aí, eu sei.
O mais esquisito é o "grupo pirrólico" e seu derivado, o "tetrapirrólico", e eles serão explicados no próximo post, ok? ^^
Olhem a hora! xD
São 3h12 no momento [postar de madrugada rox! XD] , e o texto bom sobre os grupos que compõe a molécula tá em inglês! Minha preguiça triunfará hoje.. perdão xD
Mas logo mais a gente explica todos os grupos, e porque a clorofila parece a homeglobina, e todas as outras perguntas insolentes que o Foca - vulgo Arthur - faz questão de fazer!

* Nota mental: Não esqueça que ele avaliará seu trabalho! *
Foca, querido, a gente te adora tá? xD
Bom, enfim, o texto:
Formas da clorofila
A clorofila em plantas verdes consiste em duas formas, clorofila a e b. As clorofilas c e d são encontradas especialmente em algas e cianobactérias.
A clorofila a difere da clorofila b por apresentar na posição 3 do grupo tetrapirrólico o radical -CH3 (metila) no lugar do -CHO (aldeído/carbonila). A clorofila está presente nas folhas das plantas, sendo crucial para a fabricação de glicose através da fotossíntese. A clorofila é produzida pela planta através dos cloroplastos. É a clorofila a a principal responsável pela coloração verde das plantas e pela realização da fotossíntese.





Bom, eh isso! ^^
Desculpem se ficou tudo meio torto, mas eu ainda tô aprendendo! XD

E eu esqueci de entrar no meu perfil hoje, então fica assinado pelo grupo, o post.

Boa noite pra todos os.. três leitores do blog! xD

Beijoss!^^
By: Samara =)

4 comentários:

Anônimo disse...

Sá!! Adorei os desenhinhos!!! Só agora eu vi... Mmmmto fofos! Minha gatinha ficou da minha cor na minha cabeça!! huauhahuahua Amei!! Bjaaaao juro q vo postar ainda viu! =***

Focc@ disse...

obrigado pela parte que me toca ;)
to esperando a resposta do que eu perguntei anteriormente...

Focc@ disse...

E AE!!! E AS ATUALIZAÇÕES????????????

Paulo disse...

é possivel utilizar o wikipedia como referência num trabalho científico??? faltou a citação de outras referências...